quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vendo meu PowerMac G5.

Muito se fala em Mac com processador Intel. Aliás, só se fala nessas máquinas. Quem já usou no passado (antes de 2006) sabe como era poderoso os computadores Apple equipados com chips PowerPC. Bom, sobre a potência desses processadores, eu já falei um bocado. Na Mac + de número 23 há um artigo meu exclusivo sobre o desempenho dos chips PowerPCs (na época utilizava dois G4, bons tempos!).


Bom, atualmente eu tenho um servidor PowerMac G5. Infelizmente, pela arquitetura do hardware desta máquina, nãos e pode instalar os atuais sistemas dos macs como Snow Leopard ou Lion, ele roda só até o 10.5 Leopard. Mas com o uso que tenho dele, este não é um problema. Trabalho com design, ou seja, programas pesados como Photoshop, Illustrator e Dreamweaver rodam juntos. Na maior parte do tempo, uso meu Macbook Pro, porém, o uso do G5 facilita tudo: Ambos ligados em rede, o G5 armazena os arquivos trabalhados. Ele possui dois processadores G5 de 2 GHz cada, o que permite abrir grandes PSDs sem problema nenhum. Em alguns casos preciso criar ou finalizar alguns trabalhos no G5 e as vezes tem mais performance que meu Macbook Pro =O


Ele fica conectado na rede a maior parte do tempo, acesso via desktop remote e fica ligado 24 horas. Possui sistema de ventilação inteligente, com 2 coolers frontais, dois de sopro no dissipador e dois traseiros para sucção de ar quente. Suporta dois HDs SATA, tem um SuperDrive e placa de video dedicada de 128mb. 4GB de RAM, com duas portas USB traseiras, uma firewire 400 outra 800, conexão de fibra ótica, rede, suporte a wi-fi, modem, entrada e saída de audio. Ou seja, uma máquina mais que completa.


Utilizo o G5 como um servidor Storage, então nunca tive problemas com conectividade e velocidade. E quando preciso editar algo nele, os resultados são impessionantes!


Porém, infelizmente (ou felizmente, para quem curtiu a máquina), estou vendendo o computador que mais amo da marca. O motivo é simples, vou precisar do dinheiro para investir em projetos profissionais.


Lembrando que, apesar de não rodar o sistema operacional atual, o G5 é uma obra de arte, que possui Hardware suficiente pra bater de frente com os atuais chips da Intel. Se você utiliza softwares pesados, isso não será um problema, pois o processamento dele é monstruoso. E para edição de video e servidor Storage, ele é a melhor opção custo x benefício do mercado, já que um MacPro (seu sucessor) está algo em torno de 8 mil reais.


E quanto tô cobrando?

3 mil reais. Inclui no pacote: 1 PowerMac G5 Dual zerado, 1 teclado original Apple, 1 cabo extensor USB original, 1 Monitor TV Samsung de 24" LCD com conexões DVI, VGA e HDMI e 1 Cabo Firewire 400. E ah, na caixa do MacPro o/


Pessoal de Curitiba pode conferir e testar a máquina. E levar, claro :D

Quem é de fora, o frete sai por conta do comprador.

Não perca esta oportunidade! Esta máquina foi uma das grandes perfeições da Apple.


lucashaasc@gmail.com