terça-feira, 10 de novembro de 2009

Por dentro do google Wave

A nova onda do Google que promete revolucionar a forma de interagir na internet

Quando o Wave mostrou suas caras, não muito distante daqui, em maio de 2009 na conferência “Google I/O”, a idéia então apresentada era revolucionar a forma de comunicação e interação na internet. O Wave é uma unção básica de emails, mensagens instantâneas e rede social. Pouco mais tarde, a empresa distribuiu 100 mil convites para usuários testar o novo sistema, que até então não se podia (e não se pode) entrar no wave. google.com e simplesmente criar uma nova conta. Você tem que ter um convite para participar do Wave, algo que virou uma febre de 43º na internet, muita gente louca por um convite.

A interface

  A interface do Wave é bastante interessante e simples. Na área superior esquerda você tem o “menu principal” de navegação, logo abaixo seus contatos, na janelinha ao lado sua caixa de entrada e do outro lado a Wave que você está utilizado. Você pode criar várias Waves e discutir sobre determinado assunto. Uma Wave pode ser pública (qualquer um participa/discute) ou privada (com regras de exceção).

É possível que pelo Wave, tenhamos uma noção de como seria o sistema operacional Chrome, previsto pelo Google. Um exemplo típico é a diferente barra de rolagem. No Wave, não funciona como nos sistemas comuns que a barra preenche todo o espaço vertical da tela, com o botãzinho rolável. É apenas uma pequena barra, com botão para cima e para baixo, que desliza no canto da janelinha, aparecendo apenas quando necessário.

O Address book, ops, o organizador de contatos

Ao clicar no “Manage contacts” você vai para outra janela para gerenciar seus contatos. Quem usa mac, não precisa falar mais nada. É a cara estampada e “azulada” do querido Address Book. De qualquer modo fica prazeroso, pois é simples e rápido de gerenciar os contatos. Agora tanto no Mac, como no Wave. Os usuários do Gmail também tinham este mesmo “address book”, mas agora no Wave tudo fica mais “embutido”.

Sistema de email

A interface do gerenciamento de waves/emails é incrivelmente eficaz e simples. Em uma única barra se tem todos os botões necessários. Não é aquela coisa espaçosa e desengonçada do Hotmail, e nem tão complexa como do Gmail, mas simplesmente eficaz e muito simples. Você tem um endereço “exemplo@googlewave.com” que é exclusivo do serviço. Não sei qual a diferença, pois ele fica quase escondido no serviço.

Extensões

  Os “programinhas” do Wave não são novidade, mas são bastante interessantes para interagir de um modo totalmente novo. Algumas extensões disponíveis para instalar demonstram ser muito útil, como o “Map Widget”, que nada mais é do que a versão compacta do Google Maps.

Conclusão

  O Wave certamente será o serial Killer de muitos sistemas na internet. E como manda a regra, irão fazer outras opções semelhantes. O fato é que não vai demorar muito para o termo “email” ser arcaico, e “MSN” defasado. A nova onda do Google veio para revolucionar mesmo.



  lucashaasc@googlewave.com

revisado em e atualizado em: 26/04/2011

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Meu momento sem internet

Internet tem limite, people!

Hoje em dia só se fala nisso: Internet. Orkut daqui, twitter de lá, Google isso, Google aquilo, blá blá blá… O mundo hoje só sabe falar de internet. As pessoas mais inteligentes só pensam em criar coisas para a internet. E o mundão lá fora quem cuida?
Essa porcaria de “perfil na internet”, “MSN” e afins só serve para deixar as pessoas mais ignorantes e anti-sociais. Veja bem, a maioria dos perfis no Orkut tem mais erros de português do que “amigos”. E que amigo heim? Só serve para aparecer na foto láá no canto. Um absurdo. É gente com mais de 20 anos nas costas escrevendo de modo estúpido. Essa história de que a internet é a fonte poderosa de marketing e comunicação é história pra boi dormir. Quanto mais redes sociais estiverem na internet, as pessoas ficarão mais tempo no computador, ficarão mais preguiçosas, mais burras e ignorantes. Será que ninguém percebe, que a facilidade do Google e os robozinhos de busca que fazem tudo pra você só tá servindo para prejudicar sua saúde? Cadê a vontade de procurar não só uma fonte, mas várias a fim de saber se aquela informação está correta? Sair de casa pra procurar dá muito trabalho não é verdade?
Infelizmente, não posso afirmar aqui a proporção desse problema no exterior, mas tenho quase certeza, de que essa febre de internet no Brasil é mais forte. Tudo quanto é novidade vira motivo de festa por aqui!
A Internet tá ficando pior que Coca Cola: É viciante e ninguém sabe o motivo.

Saiba: O dia que o computador fizer tudo por você, comece a se preparar para uma guerra entre humanos e googlers. Mas tenha ciência que os googlers vão ganhar.

domingo, 1 de novembro de 2009

Hoje em dia quem cumprimenta as pessoas? “oi, tudo bom?” “boa tarde, boa noite, tenha uma boa semana”. Cadê essas palavras no vocabulário brasileiro? Foram dissipadas, pois as pessoas não tem tempo para cumprimentar e claro, são frases inúteis, que benefício trará dizer um “HEEELOOOW” para as pessoas?

Ou nos piores casos, quando uma alma educada (coisa rara) resolve cumprimentar alguém e recebe como resposta “o que foi? o que você quer? quer levar um tapa na “OREIA”?

Saiba: cumprimentar é educado e cativante.