segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Steam Ship “Nomadic”


Quem já reparou no filme “Titanic” aquela cena que mostra o navio ao   entardecer, e ao seu lado um pequeno navio junto ao casco? Pois é,   ele ainda existe! O Nomadic (dito cujo) foi o último navio que   viu o Titanic. O pequeno notável também pertenceu à White Star Line, e   foi um grande soldado na primeira guerra mundial.

História


Construído nos estaleiros da Harland and Wolff, o Nomadic foi   utilizado para transportar passageiros de primeira classe no Titanic e   no Olympic, quando esses tiveram paradas em cidades próximas (no caso do   Titanic, teve paradas em Cherbourg e Queenstown). Foi lançado em 25 de   abril de 1911 e entregue em 25 de maio do mesmo ano. Seu comprimento era   de 67 metros de comprimento por 11,3 metros de largura com um peso   bruto de 1,273 toneladas, chegando a velocidade máxima de 12 nós, feita   por três hélices movimentadas por uma máquina a vapor.

Em 1927, foi vendido para a Compagnie Cherbourghoise de   Transbordement, e depois vendido para a Société Cherbourghoise de   Remorquage et de sauvetage em 1934. Ele voltou a serviço da Cunard White   Star (White star e Cunard se fundiram em 1934), Ficou a serviço do RMS   Queen Elizabeth. Também foi usado na segunda guerra mundial.

       

Preservação


        Um apelo público para arrecadar doações para que o SS Nomadic   retornasse aos estaleiros da Harland and Wolff foi organizado pela   Belfast Industrial Heritage (BIH), uma organização sem fins lucrativos   da Irlanda do Norte. Em 26 de Janeiro de 2006, o Nomadic foi leiloado   por £171.320 (O preço de reserva era de £165.000).

        A estimativa de restauração do SS Nomadic era de £7,000,000.   Os comissários de Belfast Harbour concordaram em fornecer um cais   temporário para o navio. Mais tarde foi criado a Sociedade de Preservação do SS Nomadic.

        Atualmente, o SS Nomadic permanece restaurado e ancorado em Paris. Ao   final de 2008, o navio mudou-se para Bernett para manutenção interna.   Em janeiro de 2009, a empresa Frazer Nash foi nomeada para gerir o Plano   de Gestão de Conservação. Está previsto que o restabelecimento do   Nomadic está concluído antes do centésimo aniversário do naufrágio do   RMS Titanic em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário