Quem já reparou no filme “Titanic” aquela cena que mostra o navio ao entardecer, e ao seu lado um pequeno navio junto ao casco? Pois é, ele ainda existe! O Nomadic (dito cujo) foi o último navio que viu o Titanic. O pequeno notável também pertenceu à White Star Line, e foi um grande soldado na primeira guerra mundial.
História
Construído nos estaleiros da Harland and Wolff, o Nomadic foi utilizado para transportar passageiros de primeira classe no Titanic e no Olympic, quando esses tiveram paradas em cidades próximas (no caso do Titanic, teve paradas em Cherbourg e Queenstown). Foi lançado em 25 de abril de 1911 e entregue em 25 de maio do mesmo ano. Seu comprimento era de 67 metros de comprimento por 11,3 metros de largura com um peso bruto de 1,273 toneladas, chegando a velocidade máxima de 12 nós, feita por três hélices movimentadas por uma máquina a vapor.
Em 1927, foi vendido para a Compagnie Cherbourghoise de Transbordement, e depois vendido para a Société Cherbourghoise de Remorquage et de sauvetage em 1934. Ele voltou a serviço da Cunard White Star (White star e Cunard se fundiram em 1934), Ficou a serviço do RMS Queen Elizabeth. Também foi usado na segunda guerra mundial.
Preservação
Um apelo público para arrecadar doações para que o SS Nomadic retornasse aos estaleiros da Harland and Wolff foi organizado pela Belfast Industrial Heritage (BIH), uma organização sem fins lucrativos da Irlanda do Norte. Em 26 de Janeiro de 2006, o Nomadic foi leiloado por £171.320 (O preço de reserva era de £165.000).
A estimativa de restauração do SS Nomadic era de £7,000,000. Os comissários de Belfast Harbour concordaram em fornecer um cais temporário para o navio. Mais tarde foi criado a Sociedade de Preservação do SS Nomadic.
Atualmente, o SS Nomadic permanece restaurado e ancorado em Paris. Ao final de 2008, o navio mudou-se para Bernett para manutenção interna. Em janeiro de 2009, a empresa Frazer Nash foi nomeada para gerir o Plano de Gestão de Conservação. Está previsto que o restabelecimento do Nomadic está concluído antes do centésimo aniversário do naufrágio do RMS Titanic em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário