quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mediciona Automatizada? Melhor não!

Vendo algumas notícias, novidades e ideias por aí na internet, encontrei um artigo que me chamou a atenção, porém não que seu conteúdo seja do meu agrado, assim dizendo. O texto ficou excelente, escrito por Dagomir Marquezi, da equipe da INFO. Ele fala sobre 2031, como uma viagem no espaço, de como seria nosso futuro, óbvio. Mas o que mais me amedrontou deixou impressionado foi a parte que fala da Medicina automatizada, onde praticamente robôs fazem o trabalho de médicos. Segue o trecho:


"[...] O troninho virou um laboratório automático. Há 20 anos eu fazia checkups anuais. Em 2031, são vários ao dia. Cada vez que se vai ao banheiro fazemos um exame básico. Os resultados — níveis de ureia, contagem de colesterol e gordura — aparecem na tela em minutos. No chuveiro esterilizante vejo que meu PPSN já cicatrizou por baixo da pele do meu braço esquerdo. O PPSN checa minhas condições cerebrais e cardiorrespiratórias a cada 60 segundos. E manda as informações para o sistema geral de monitoramento de saúde. Boa parte da medicina preventiva hoje está automatizada. Médicos só entram em ação quando uma intervenção direta é necessária.



A pergunta inevitável: e o câncer? Não existe ainda uma vacina. Mas tumores podem ser detectados tão no início que raramente escapam de uma intervenção local. Ontem tomei minha EndoScan. É uma pílula que filma você por dentro. Esse procedimento é executado uma vez por mês. A EndoScan não precisa ser recuperada. Ela transmite os dados coletados e vai para o desfragmentador. Essa é outra novidade: não existe mais rede de esgoto ou coleta de lixo. Desfragmentadores são equipamentos obrigatórios. O lixo produzido numa residência não sai da residência."

Apesar de ser interessante, não acho uma boa ideia pro nosso futuro. O que vocês acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário