quinta-feira, 25 de março de 2010

Desconsiderações sobre o tempo

Dizem que a terra tá girando mais rápido... Discordo. O que tá girando mais rápido é o psicológico das pessoas.

Portal R7, notícia do dia 02/03/2010:

"[...] O comunicado da agência explica que o tremor de grande impacto provocou uma mudança na distribuição da massa terrestre. Com isso, o eixo central do planeta foi deslocado em oito centímetros. A Terra, então, demora menos que 24 horas para dar uma volta em torno de si mesma (rotação), deixando os dias 1,26 microssegundo mais curtos.

A mudança é imperceptível e, segundo o professor Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório de sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), não afeta diretamente as pessoas."

Se é imperceptível, porque as pessoas têm a sensação de que seus dias estão mais rápidos?

Mais uma citação, agora de um texto do site cepa.tur.br:

"[...] Einstein demonstrou de uma maneira até simples que a percepção do tempo é uma questão de ponto de vista do observador. Permito-me acrescentar que o importante em nosso cotidiano é sabermos que a maneira como cada um de nós se apercebe do tempo é o que governa nossas vidas, pois condiciona a maneira como percebemos a realidade e com ela interagimos.

Isto é o tempo psicológico. Ele estrutura nosso sistema de crenças, dirige nosso conhecimento, governa nossas decisões e ações, todas elas. Podemos olhar a nós mesmos e a este tempo com a ajuda dos espelhos a que chamamos de Psicanálise, Psicologia ou Filosofia, o que requer sempre muita reflexão.

Relacionamo-nos e agimos sempre segundo nossa percepção e nosso sistema de crenças. Nós, os outros, o mundo e a vida na Terra, o futuro, estamos hoje a depender bastante disso."

Resolvi comentar sobre essa tiste dramaturgia que persegue e confunde tantas pessoas. O planeta continua, em seu devido lugar, fazendo sua devida lição de casa. Qualquer alteração natural que ocorra em seu comportamento, seja aceleração ou diminuição de velocidade de rotação, seja centímetros de deslocamento de eixo ou alterações de alguma propriedade órbita: Não tem nada a ver com a atualidade. O mundo hoje é modificação de milhares de anos, que por culpa do tempo, foi lapidando a forma da terra, e isso causa efeitos colaterais, como por exemplo, aceleração na rotação da terra. Mas veja bem: Eu disse milhares de anos, não décadas.

Então quando você quiser defender sua ideia de que o mundo gira mais rápido, botando como base uma afirmação da NASA, cuidado. Imagine se ambas as citações acima estiverem corretas, qual o sentido dos dias passarem rápido, sendo que o relógio continua contando os segundos do mesmo modo que contava há 20 anos atrás? e essa aceleração da rotação que reduziu microssegundos a ponto de não percebermos?

É impossível que ocorra uma aceleração na órbita da terra de um ano pro outro, ou de uma década para outra, a ponto de ser altamente notável. Não precisa ser cientista, nem aluno exemplar de física pra saber disso.

O que faz que você tenha a percepção de que seu dia simplesmente voa, é porque o rítimo da sociedade mudou. Isso influencia. Você trabalha mais, mesmo que não perceba. ou não, mas o computador trabalha por você. Resumindo, o trabalho hoje rende muito mais com menos tempo do que 10 anos atrás. E isso faz com que sua percepção de tempo mude, porque a carga horária de seu pensamento está mais relativa com a atualidade, o que diminui a sensação de que horas pareçam minutos.

Um exemplo básico da aceleração do rítimo da sociedade: quanto tempo levou para o Super Nintendo ser substituido pelo Nintendo 64? E quanto tempo levou para o Playstation 2 ser substituído pelo Playstation 3? Quanto tempo a TV de LCD ficou no mercado comparado ao tempo de uma TV de tubo? e as de LED comparada as de LCD?

O homem está acelerando sua própria evolução. E a natureza não tem nada a ver com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário