sábado, 13 de março de 2010

Notas sobre o Elevation tour #1

Resolvi fazer alguns comentários sobre alguns shows do U2 de diferentes turnês, referente a cada música. Hoje começo pela "Elevation", música mestra da turnê, do show "Live From Slane Castle Ireland" em 2001, um dos melhores da turne "Elevation Tour" referência do álbum "All that you can't leave behind".

A introdução da música "elevation" nas turnês ganhou um arranjo especial, iniciado pouco antes do grupo entrar no palco. O arranjo composto por meros gritos do Bono, aqueles mesmos "uhu" da elevation original, acompanhado de alguns efeitos mestres do The Edge. O delírio de quem assistia o show era notável em todos os DVDs gravados (e com razão né?) e a música começa mesmo engrenando na fase do arranjo, depois que todos os integrantes estão em seus devidos lugares.

Em tempo: No show live from Boston, também em 2001, Bono utiliza uma câmera e filma sua entrada. Isso exibido em partes meramente cortadas no DVD. Vale a pena conferir.

A música em si, foge um pouco da ideia original do álbum. Ela perde um pouco seu efeito eletrônico, assim dizendo, e volta-se para o lado mais pop. Mas a energia eletrizante se mantém, e com classe. Os solos so mantidos originais pela parte do Edge e o Larry muda alguma coisa bem de leve, a ponto de passar quase imperceptível. E arrasa no ataque aos pratos.

Comparada às demais turnês, a música "elevation" foi a que mais teve alterações de arranjo em shows. Não encare isso como crítica, muito pelo contrário, os parâmetros foram mantidos conseguindo voltar a música para o pop a modo tão delirante como a versão mixada original do álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário