Aproveitando o assunto do maior navio do mundo, resolvi comentar um pouco sobre seu cartão de visita: A grande escadaria luxuosa mais famosa do mundo.
Através da grande produção de James Cameron (“Titanic”, em 1997), conseguimos ter uma noção bastante fiel do nível de detalhes e luxo presente naquele navio. A grande escadaria era o ponto chave do navio para a classe superior, pois ela era exclusiva para os passageiros de primeira classe. Ela foi considerada um dos pontos mais luxuosos do navio e teve um triste fim em seu naufrágio, restando apenas sua estrutura metálica para contar a história (segundo algumas fotografias de Robert Ballard, o descobridor dos destroços).
A grande escadaria e suas respectivas combinações de estilo e decorações foram feitos com o estilo inglês dos mestres William e Mary, que eram grandes artesãos. Detalhes como o corrimão de ferro e guirlandas “ormolu” foram inspirados pela corte francesa de Louis XIV.
O centro da grande escadaria era marcado por um relógio, com uma escultura de carvalho intrincado, que representava “honra e glória, momento culminante”.
Um querubim de bronze segura no alto uma lâmpada para iluminar o desembarque da escada. Muitos anos antes, esta lâmpada tinha sido colocada ao pé das escadas para segurança. Mas como havia dezenas de lustres de cristal iluminando a entrada e as escadas, os querubins no Titanic eram ornamentais.
A destruição
Quando o Titanic afundou, a grande escadaria simplesmente sumiu, deixando um imenso buraco em seu local. Isso virou um ponto de acesso aos destroços, já que pela imensa abertura, era fácil acessar o interior do navio com mini robôs. A grande escadaria era coberta por uma imensa cúpula de vidro, o que proporcionava, além de um belo visual uma iluminação natural. Esta cúpula foi completamente destruída, o que virou porta de acesso para os pesquisadores.
Entretanto, não há nada comprovado de como a escadaria sumiu do navio. Se ela chegou intacta (ou presa) até lá embaixo, é provável que tenha sido devorada por micróbios no decorrer dos anos.Alguns detalhes em ferro e luminárias ainda estão intactas. Porém, existe uma teoria bastante aceitável sobre o fim da escadaria. Nas filmagens do filme “Titanic” em 1997, um conjunto de réplicas em madeira foram naufragados. A medida que este conjunto de réplicas ia afundando, a grande escadaria ia se rompendo do quadro. É bastante provável que a escadaria tenha se desprendido do navio antes mesmo dele encostar no fundo do oceano.
Alguns relatos de sobreviventes diziam que a grande escadaria flutuou para fora do navio quando ele afundou.
Sinta o drama
Se você puder visitar o Hotel White Swan em Alnwick, no Reino Unido, lá está presente a escadaria Original do RMS Olympic, da qual é idêntica a do Titanic.
Nenhum comentário:
Postar um comentário